segunda-feira, 23 de maio de 2011

mzungu

(antes de tudo, perdao pela falta de acentos e tudo mais)

O jornalista polones Ryszard Kapuscinski (descanse em paz) disse uma vez que a primeira coisa que chama a atencao na Africa eh a luminosidade. Luz por toda a parte. Sol permanente. Bem...eu nao poderia dizer que tive a mesma primeira impressao, uma vez que cheguei as 9 e meia da noite na Africa do Sul e a primeira coisa que eu vi da Africa foram as propagandas da Copa de 2010 (que acabaram ha quase 1 ano) com as fotos de Nelson Mandela no aeroporto vazio de Johannesburgo.

O que eu posso contar eh quando tive a primeira sensacao que realmente jah estava na Africa: foi no momento em que desci do onibus - que peguei em Jo'burg com destino a Maputo, capital de Mocambique - e atravessei a fronteira dos dois paises a pe. Naquela caminhada com todos os olhares voltados para mim...um mzungu (homem branco), com todo mundo...soldados, mulheres, criancas, vendedores, potenciais ladroes, com todos eles me encarando silenciosamente eh que eu pensei "agora sim eu estou na Africa". E claro, nessa hora jah havia a tal luminosidade, luz por toda parte...o Sol permanente de Kapuscinski.

Corta a cena tres dias na frente e estou na "cidade" de Inchope. Um lugar que eh mais ponto de parada no corredor Chimoio-Beira que liga os paises vizinhos sem acesso ao mar (Botswana, Malaui, Zambia, Zimbabwe) ao principal porto de Mocambique. Entao nessa hora eh que eu e Ko (meu companheiro coreano) nos separamos dos outros 3 voluntarios que conhecemos em Maputo, um italiano, uma espanhola e um romeno (que parecia o Zeca Baleiro), eles vao para Oeste...rumo a Chimoio, enquanto nos vamos para o Leste, para Nhamatanda.

Eh nessa hora tambem que temos a primeira e mais famosa experiencia mocambicana: pegar a chapa. O meio de transporte por aqui que de tao informal, jah virou formal. A chapa nada mais eh que uma van onde a regra eh: mais um nunca eh demais. Entao entra tudo o que eh possivel lah dentro...mala, bicicleta, saco de milho, de arroz, mulher com crianca nas costas...eh inacreditavel, me surpreende que eles permitam ateh passageiros embarcarem tambem. =)

Ok ok, para nao dizer que a chapa eh uma completa bagunca...eles tem regras, por exemplo...NAO EH permitido fumar a bordo!!! Uau.

Eu olho para o Ko, que esta de olhos fechados, do meu lado completamente esprimido entre a janela e a bunda de outro passageiro que estava de pe em uma posicao impossivel de quase 90 graus. E eu nao consigo deixar de sorrir imaginando que ele deveria estar pensando "agora sim eu estou na Africa".

De qualquer maneira, chegamos ao local onde iremos passar os proximos 6 meses de nossas vidas, a Escola Vocacional de Nhamatanda (que fica em Lamego na verdade...mas quem liga pra detalhes como sua real localizacao geografica). Somos apresentados para os 183 alunos (pu%$ me$^%) que estudam e vivem ali, jah que essa escola funciona em regime de internato. Eles estao divididos em cursos de Agricultura e Pecuaria, Contrucao e Servicos Comunitarios.

Eles recebem aulas comuns como Matematica, Fisica, Geografia, etc. e tambe especificas para seus cursos. Enfim...agora precisamos ver onde nos encaixamos e onde podemos ser de maior utilidade para os alunos.

Um dos diretores logo de cara disse que eles estavam sem professor de Ingles, entao eu e o Ko nos oferecemos e ele ficou muito feliz, mas por mais que Ingles seja essencial...especialmente numa Escola Vocacional, nos nao viemos ateh aqui soh para isso.

Nos queremos fazer de tudo....o que posso dizer, somos jovens, idealistas e estupidos.

Ko quer dar aulas de Matematica e iniciar um clube de musica, onde eu e ele juntos com os alunos vamos tentar criar cancoes de cunho social e conscientizador. Eu jah fiz um plano de 6 meses para dar aulas de Historia da Africa (desde os tempos dos antigos imperios ateh os dias pos-independencia e neocolonialismo), pode parecer meio inutil....mas a verdade eh que a intencao por tras dessas aulas eh mostrar aos alunos que eles nao precisam de mim (contraditorio, eu sei ahaha) ou de qualquer outro branco ou de qualquer outro estrangeiro. Eh que por quase toda sua historia, sempre foi dito para a Africa como ela deve ser...seja pelos missionarios cristaos, seja pelos invasores muculmanos e o povo africano sempre teve de temer os que vinham de fora, pois tudo o que eles traziam eram escravidao, doencas, exploracao e morte. Com seculos e seculos vivendo assim, cria-se um complexo de inferioridade dificil de apagar. Entao espero que com eles aprendendo a sua propria historia, isso possa mudar um pouco.

Tambem planejei aulas de Educacao Ambiental, que tratara de temas gerais como Agua, Energia, Lixo, etc. e todos os cuidados, problemas e solucoes relacionados a isso. E o meu timing nao podia ser melhor, porque alguns dias atras foi oficializado pelo governo de Mocambique que Educacao Ambiental devera ser obrigatorio em Escolas Vocacionais do pais a partir do ano que vem...entao talvez eu posso iniciar um modelo para ser melhorado e aperfeicoado ano que vem.

Tem tambem as aulas teoriacas e praticas de agricultura, onde queremos implantar ideias de permacultura, alelopatia e tecnologias alternativas e baratas para pequenas plantancoes, as machambas, como sistema de irrigacao com uso de garrafas PET e banheiros secos (para o consumo de agua e criacao de composto...um adubo natural), mas mais pra frente darei maiores detalhes.

Aleeem de tudo isso, ainda queremos continuar 2 projetos de outros voluntarios brasileiros que estao indo embora e terao que deixar seu trabalhho incompleto. Um deles eh a criacao de uma agrofloresta para a comunidade local. Eu jah participei de algumas medicoes da area e da plantacao dos primeiros pes de abacaxi (que sao os unicos que compraram ateh agora). O outro eh a construcao de uma horta medicinal no hospital de Nhamatanda, com o proposito de prover aos internos uma melhora em sua dieta diaria com plantas que previnem e curam doencas. Sao ideias realmente muito boas, e seria uma pena nao ver elas indo para frente.

Esses 2 projetos sao realmente dificeis, pois envolvem um numero muito maior de pessoas e apoio de terceiros. Aliados ainda com nossas funcoes como professores podem parecer impossiveis, mas o que eu posso dizer...somos jovens, idealistas e....

Mas enfim, como diria o Surfista Prateado, o mais legal de todos os super-herois, "devemos ser impelidos pelos objetivos finais, nao pelos obstaculos no meio do caminho" (alguma coisa assim...).

De qualquer maneira, temos 6 meses pela frente e jah comecamos o trabalho. Deseje-nos sorte!

PS: nao eh sempre que temos agua corrente, para beber agua usamos a agua do poco...e temos que esquentar a agua para beber.....para tomar banho usamos canecas, serao 6 meses felizes =)

Um comentário:

Kmomila disse...

Vini,
Adorei tudo que escreveu...já até imagino tudo que planejou para ensinar ao pessoal daí =D
Espero que mantenha seu blog atualizado. Mostrarei as fotos aos nosso avós, ok?!
Estou morrendo de saudades de ti...de algumas coisas, é claro!
Boa sorte mala