domingo, 14 de novembro de 2010

aquecimento global

Então, como já disse, eu comecei a estudar há um tempo atrás mais sobre uns problemas mais globais ultimamente. Quer dizer....essa semana foi apertadíssima para mim fazer isso da maneira que eu queria, porque em 1 semanas fiz umas 3 apresentações sobre a África e como eu queria fazer a coisa direito, tive que ler bastante sobre a África (mais do que eu já estava fazendo)

De qualquer maneira, nesse domingo eu só saí do quarto pro brunch de domingo e consegui fazer um texto mais ou menos coerente ahaha, agora é só copiar e colar, mas eu não estou fazendo isso para educar ninguém nem nada ahaha, eu realmente estava interessado em aprender mais sobre esses assuntos e o melhor jeito para eu aprender alguma coisa eu descobri nos tempos de colégio: fazendo cola.

Se eu colocasse na minha cabeça que tinha que estudar, eu já ficava cansado só de pensar...maaas, quando me propunha a fazer uma cola patrão, ahhh aí eu conseguia aprender as coisas hahaha. Então sei lá...ler e depois escrever sobre aquilo pra mim é o melhor jeito de guardar algo. Assim sendo, mesmo que ninguém leia nada...dane-se ahaha, já me serviu para alguma coisa esse post.

A primeira coisa que escolhi falar é sobre o aquecimento global, sei lá...acho que é o que há de mais urgente agora.

E como funciona o aquecimento global...ok, todo mundo deve saber sobre isso….mas just in case..

A radiação do sol chega à Terra em forma de ondas de luz, passando pela atmosfera. A maior parte dessa radiação é absorvida pelo planeta, aquecendo-o. Outra parte dessa radiação é “devolvida” para o espaço em forma de ondas infra-vermelha e uma parte dessa radiação que deveria ir para o espaço fica presa na Terra, graças a atmosfera, mantendo assim o planeta com uma temperatura relativamente estável e tornando o planeta habitável. O que acontece hoje com o planeta é que uma parcela maior da radiação que deveria estar indo embora está ficando por aqui...e com isso nós obtemos o famoso Aquecimento Global.

E essa parcela de radiação que fica na Terra é culpa do gás carbônico liberado na atmosfera, o que é um ciclo natural, isso sempre aconteceu. O que não é natural é o aumento de gás carbônico (entre outros gases) liberado para a atmosfera, diminuindo em muito a evasão do calor que o Sol nos traz todo santo dia.

Então, tudo isso é a ciência básica do Efeito Estufa e Aquecimento Global...e todos nós já conseguimos sentir os efeitos do aumento da temperatura na Terra. Na Europa Ocidental em 2003 ocorreram quase 20.000 mortes devido ao calor insuportável naquele ano. Aí você pensa “brother, se na Europa as pessoas estão morrendo de desitradatação por causa do calor, imagina a gente que vive num país tropical...”

Certo, o calor nas cidades nós conseguimos sentir, mas como todo mundo sabe, existe um motivo para o planeta Terra ser chamado de Planeta Azul, isso porque 70% de nossa superfície corresponde aos mares e oceanos, então obviamente, os oceanos também sentem as consequencias desse aquecimento global.

A primeira consequencia do aquecimento dos oceanos é o aumento da violência das tempestades, aumento do número de tornados e furacões, porque ao mesmo tempo que a temperatura das águas aumenta, a velocidade dos ventos aumenta também. Geralmente esses furacões acontecem no mar do Caribe e no Pacífico e devido a esse fato, no Atlântico Sul sempre disseram que era impossível se ter um furacão...lembra daquela velha frase, “o Brasil é um país abençoado”, não temos furacão, tornado, nem terremoto, tsunami ou vulcão..bem....isso não é absolutamente verdade.

Outra consequencia, a evaporação das águas dos oceanos. O aumento da temperatura na Terra aumenta a quantidade de água evaporada, e de novo ciência básica (ou física básica nesse caso), essa água que inevitavelmente voltará para baixo, voltará em maior quantidade e com maior violência. Só que a particularidade desse evento é a seguinte: as nuvens não são imóveis, elas se deslocam. Então essa tempestadade, teoricamente, pode cair em qualquer lugar, dependendo das condições em que as nuvens se encontram e, mais uma vez, nós conseguimos também sentir o efeito disso quando temos de enfrentar enchentes e mais enchentes nas áreas urbanas.

No entanto, pode até parecer piada, mas enquanto uma área está tendo uma enorme precipitação de chuva, outra área está enfrentando uma tremenda seca. Ou seja, o aquecimento global está atacando por todos os lados. Parte da razão para isso é, que o aquecimento da terra, além de aumentar a quantidade de água evaporada dos oceanos, começa a evaporar também a água que existe no solo.

E claro, nós temos os problemas com o dois pólos da Terra. Isso mesmo, você acertou!! O Pólo Norte e o Pólo Sul!

As geleiras de ambos os pólos estão derretendo cada vez mais rapidamente. Bem...quando os raios solares atingem as superfícies glaciais, mais de 90% é refletida de volta, trabalhando assim para também manter as temperaturas globais do planeta estáveis, mas quando esses mesmos raios atingem o oceano, mais de 90% é absorvido pela água. Assim sendo, quando as águas dos oceanos Ártico e Antártico ficam quentes...claro, as geleiras começam a derreter.

Obviamente, os primeiros a sentir os problemas disso tudo são os animais que ali vivem, mas muito em breve, nós seremos os próximos.

As correntes marítimas funcionam mais ou menos assim:

- os mares são os grandes responsáveis pela distruibuição de calor no planeta e ele faz isso através de suas correntes e dos ventos

- existe aquela famosa “troca” de águas nos oceanos, a corrente marítima quente evapora e quando essa água encontra as temperaturas do planeta mais frias....bom, ela esfria, e assim como a água quente evaporou, o que resta é o sal. E o sal não evapora.

- com isso, nós temos as correntes marítimas frias e mais densas, devido a maior quantidade de sal que elas possuem, e aí acontece a troca de águas, pois quando a água está fria e pesada ela vai para baixo e esse ciclo cria um sistema de distribuição de calor para o planeta

Falando mais especificamente sobre o Ártico, caso ele derreta completamente, o que se seguirá é o seguinte:

- uma enorme massa de água sem sal (as geleiras) irá encontrar as correntes frias e salgadas, esse encontro fará com que a água salgada pare de afundar, uma vez que elas estarão já misturadas

- então as correntes marítimas quentes que vinham do sul para o norte (distribuindo o calor para o hemisfério norte) irão esfriar muito mais rapidamente devido esse encontro

- a última vez que isso aconteceu, nós entramos na Era Glacial...

Iiiiiso, sem falar no que aconteceria com o nível da água caso gigantescos pedaços de gelo como o Ártico, a Groenlandia e partes da Antártica derretessem né....adeus Holanda, adeus Miami....adeus Santos e vai tarde Rio de Janeiro (brincadeira...brincadeira...)

Tudo isso é comprovado cientificamente? Sim.

Existiu alguma vez alguma divergência de opiniões dentro da comunidade científica sobre o aquecimento global? Não.

Nós somos um bando de idiotas que somos tanto culpados quanto vítimas (no futuro) pelo aquecimento global? Yep!!

Então como diabos existem todos esses estudos e todos esses avisos da natureza e mesmo assim parece que estamos indo em direção à um ponto em que será impossível retornar e não fazemos nada??

Bom...a resposta para isso é Lobby.

Basicamente a função de um lobista é representar os interesses de seja lá quem for para quem ele trabalha. Os lobistas contra as pessoas que estudam o aquecimento global geralmente trabalham para empresas de petróleo. Desnecessário dizer que é provavelmente a mais poderosa indústria no mundo. Ela foi capaz de burlar uma eleição nos EUA em 2000 para colocar um dos seus lá e foi capaz também de iniciar a guerra mais controversa da história da humanidade. Onde mesmo com milhões e milhões de pessoas protestando contra essa guerra pelo mundo e inclusive inúmeros países aliados aos EUA foram contra....a guerra se iniciou...e ainda está acontencendo.

E como trabalha um lobista...a maior arma do lobista, nesse caso, é “gerar” dúvida.

Isso se aplicou para os estudos do aquecimento global assim: através da mídia e de suas conexões nos governos eles transformaram a percepção de aquecimento global em teoria, ao invés de fato. E como eles fizeram isso...bem, eu não sei exatamente as táticas haha, mas em linhas gerais acredito que se aproxima muito com a explicação que acontece no filme “Obrigado por Fumar” (um dos melhores filmes que já vi ahaha) quando o pai, lobista da indústria do cigarro, tenta ensinar ao filho sobre como trabalha um lobista.

Digamos que você representa o sorvete de chocolate e eu represento o sorvete de baunilha. Se eu disser que o de baunilha é o melhor do mundo você vai dizer que não...chocolate é o melhor. E esse é um debate que nenhum dos dois irá vencer. Se eu te perguntar, se pra você, chocolate é tudo o que você precisa, você vai confirmar, então eu contra-argumento dizendo que EU preciso de mais que chocolate, assim como outros precisam mais do que baunilha e isso se chama liberdade individual.

Liberdade?? Mas a gente estava falando de sorvete, como o assunto acabou em liberdade individual? É aí que entra o poder da argumentação. Eu não precisei provar que eu estava certo sobre sorvete de baunilha ser o melhor do mundo, eu apenas precisei provar que você estava errado ao afirmar que o de chocolate era o melhor..mesmo que tivesse que apelar e jogar pra torcida ao levantar a questão de liberdade individual. Provando que você está errado, faz com que eu esteje certo.

Então os lobistas do petróleo não precisavam negar para a opinião pública mundial que eles estavam errados, eles apenas precisaram argumentar que os ambientalistas e cientistas não estavam absolutamente certos sobre o impacto do homem na natureza, pois meeesmo que estivessem (como estão) existem inúmeras variáveis que entram na discussão como impacto econômicos e hábitos sociais. A discussão é muito maior do que só dois sabores de sorvete.

E plantar essa semente de dúvida, infelizmente para grande parte da população mundial, foi um alívio. Quem afinal quer ter que pensar no impacto que possuir 4 carros na garagem pode ter no meio-ambiente. Ao criar dúvida se o aquecimento global é realmente um problema causado pelo homem...se não é apenas a natureza sendo a natureza.....ou se essas catástrofes naturais ao redor do planeta não estão ligadas e que são incidentes isolados, você cria no pensamento coletivo a seguinte conclusão: “bem...pode até ser verdade, mas nós podemos lidar com isso amanhã.”

A pequena massa que detém o pode é sim capaz de fazer as pessoas que estão tentando dizer a verdade se passarem por idiotas ou até mesmo pressionar esses cientistas a tal ponto que eles poderão negar tudo o que descobriram. Isso é novo? Não, já ouviu falar de Galileu Galilei e uma certa “divergência” de idéias que ele teve com a Igreja Católica (a toda-poderosa da época)?

Mas se você se pergunta se apenas ao levantar uma dúvida é o suficiente para descreditar respeitáveis cientistas pelo mundo todo, se pergunte novamente o quanto você pensa em mudanças climáticas e durante o dia e o que você faz a respeito. Eu só posso dizer por mim: quase nunca eu consigo pensar sobre o impacto que eu causo no meio-ambiente e definitivamente faço muito pouco a respeito.

Nós vivemos em uma velocidade que é quase impossível realmente se importar com tais coisas. Nossa vida é rápida e demasiadamente ocupada. Temos que trabalhar, temos que estudar, temos que cuidar da família, temos que ter uma vida social....de onde diabos iremos ter tempo para nos preocupar com tais coisas. E mesmo se você não é um total desinformado sobre essa situação, mesmo se você tenha uma certa noção sobre o assunto e sabe que tem algo errado e que no fundo deseja fazer algo a respeito....muito provavelmente alguma coisa dentro de você diz: “o problema é grande demais e minhas ações tanto para o bem quanto para o mal não contribuirão em nada.”

Certeza que você pensa nisso quando demora no banho e sabe que de alguma maneira está causando um certo mal para o meio-ambiente. Isso faz você apressar seu banho? Não. Porque, infelizmente, eu sou uma dessas pessoas também (mas estou trabalhando para mudar isso....é que eu realmente adoro banhos quenteeenhos)

Então eu estou tentando fazer algo para mudar? Sim, eu tento não demorar mais no banho, não uso mais sacola plástica nem compro água em garrafa....aposto que você está achando que isso é insignificante né....eu te entendo, mas um dia eu falo sobre sacolas plásticas e garrafinhas de água mineral. E ahh estou escrevendo esse texto gigante na esperança que alguém realmente leia e comece e tente a se interessar mais por isso.

Porque eu acredito que todos nós devemos nos tornar lobistas também. Só que ao invés de criar uma dúvida, todos nós devemos no mínimo tentar acender uma certa centelha de interesse e consciência sobre os assuntos que....porra, invariavelmente nos interessa, pois somos todos seres humanos e vivemos nesse pequeno planeta que estamos tendo a capacidade de destruir tão rapidamente que chega a dar vontade de chorar.

Então aqui vai a minha primeira propaganda sobre aquecimento global: “PARE DE PENSAR EM SALVAR PLANETA. COMECE A PENSAR EM SALVAR A SI MESMO!”.

Pois brother....acredite...o planeta vai ficar muito bem obrigado. Esse planeta já passou por eras glaciais, asteróides, 40 dias e 40 noites de chuva etc etc......e ele tem todo o tempo do mundo para se reestruturar novamente. E é um ciclo natural da Terra passar por esses cataclismas e tal....mas e quanto aos dinossauros?? Hahaha, eles não estão mais por aqui para contar a história. A questão não é a destruição da natureza, e sim que a questão é a nossa capacidade de ainda viver na Terra.

O meu ponto é: nós realmente precisamos acelerar o nosso fim? Será que daqui a 10.000 anos, os futuros habitantes desse planeta vão estudar uma certa espécie, o homo sapiens sapiens e não vão dizer?: “essa raça provavelmente foi a raça mais imbecil que já passou por aqui, porque eles eram conscientemente auto-destrutivos”. Muito diferente de todas as outras espécies que foram extintas, por exemplo. Na verdade, nem precisaremos ir tão para frente assim. Será que nossos filhos não irão se perguntar “no que diabos nossos pais estavam pensando?? Porque eles não fizeram algo quando tinham a chance?”

E como bem disse o ex-futuro presidente dos EUA, Al Gore, nós temos que ouvir essa futura pergunta deles AGORA.

Chega, esse post já ficou mais longo do que eu queria....no próximo post eu vou falar sobre como o Brasil vai entrar em guerra dentro de 30 anos e (talvez) todos nós estaremos vivos para ver isso acontecer.

Hahahah, quem é o cara que cria puta suspense para fazer a galera ficar visitando o blog né....marketeiro fdp....

PS: isso se houve realmente alguém que conseguiu chegar ao final desse post

Um comentário:

Kmomila disse...

Vini, dormi em algumas partes maaaaas, cheguei ao final!
Quero ler logo seu próximo post =)
Cuide-se,
Bjoks
s2