sexta-feira, 26 de novembro de 2010

update

Eu sei que tinha dito que ia falar sobre a indústria de alimentos nesse post, acontece que eu tive uma semana corrídissima e confesso, não tive quase nenhum tempo para me aprofundar no assunto, se eu fosse fazer um post agora ia ficar meio superficial, entããão....resolvi fazer um texto sobre algo que estou estudando todo dia: sustentabilidade.

Mas antes...

Essa semana foi realemnte impossível. Tive que ir até Ann Arbor tentar levantar fundos para a comprar de materiais para os aquecedores de um centro comunitário para o inverno em Detroit. Estou há 4 dias preparando uma apresentação sobre o 8. Objetivo do Milênio para um conferência de voluntários que acontece semana que vem aqui e ontem tivemos o Thanksgiving.

Bom... melhor forma de descrevcer Ann Arbor é você imaginar um JUCA, Economíadas ou Jurídicos acontecendo em Campos do Jordão ahhaah. Um misto também de molecada fazendo baderna pela rua, completamente bêbada e aqueles que estavam indo estudar mesmo ahaha. Realmente foi animal conhecer uma cidade universitária no sentido literal da palavra mesmo. Conseguimos levantar mais 200 dólares em 3h de trabalho. Conversamos bastante com jovens interessados e engajados socialmente. Só que claro, tem sempre a galera que se acha, por exemplo....a galera que vai para Campos do Jordão geralmente acha que tá abalando né....dinheiro+frio= acha que é gringo e que está na Europa. Só que em Ann Arbor eles realmente são gringos, realmente estão....bom, eles estão nos EUA, não na Europa, mas você entendeu....e eles são americanos, ou seja, é da natureza deles se acharem superiores a todas outras criaturas da Terra. Sem falar que brasileiro não sabe o que é frio né. Porque 10 graus Celsius parece piada quando dia após dia você enfrenta de 0 a 5 negativo...NO OUTONO!!! O inverno nem chegou ainda. Mas enfim....

Quanto à Conferência, eu sei lá....pelo que entendi, estão vindo uns 30 voluntários de outro instituto para ficarem 3 dias aqui e termos uma série de debates e palestras sobre várias coisas, entre elas, os Objetivos do Milênio (umas paradas para reduzir a extrema miséria até 2015), e eu fiquei responsável por um deles...só que se você não sabe, esses Objetivos estão indo muito mal da perna....e eu não sei se a intenção aqui é procurar algum caso de sucesso para dar esperança aos voluntários, eu sei que eu só vou falar mal hahaha, levantei um monte de estatísticas e encontrei relatos de economistas consagrados (nossa...quem é o nerd...) para dar base à minha argumentação. Porque essa galera realmente tem uma visão muito crítica das coisas e sempre rola umas discussões acaloradas por aqui hahaha. Então, eu estou meio que me sentindo de novo na faculdade me preparando para apresentar meu TCC em frente de uma banca de professores(porra...mais de 60 pessoas estarão presentes nessa conferência), e eu SEI que no momento em que eu começar a falar mal das coisas, é bom que eu saiba do que estou falando, porque vai rolar uma certa discussão e em inglês!!!!

E o Thanksgiving....bom, é o Dia de Ação de Graças, que acontece sempre na última quinta-feira de Novembro. Eu não estou afim de explicar a história de como isso começou, mas pra resumir, o que as criancinhas aqui aprendem na escola é que os primeiros colonos vindos da Europa quiseram agradecer a Deus por um bom ano de colheita após tantas dificuldades e que também convidaram os índios nativo-americanos para o banquete. A verdade, segundo meu brother americano aqui, o Brian, é que o Thanksgiving começou a ser celebrado toda vez que os brancos matavam uma porrada de índios. Tanto que os índios não chamam de Dia de Ação de Graças e sim, Dia da Lamentação (ou luto...). Pois é...

Post que vem: sustentabilidade.

Um comentário:

Kmomila disse...

Uauuu, Vini tb é cultura!
Mto bom seu post mas, vê se na hora da apresentação tira as mãos do bolso =P
Bjoks e estou com saudades, MUITAS!