sexta-feira, 22 de outubro de 2010

L.H.P.

Eu estou meio atrasado aqui nos posts, mas que se dane. Vou contar sobre a semana passada.

Como já falei, recebemos a visita dos Young Detroit Builders. Garotos que não terminaram o colegial e estavam seguindo pelo caminho do crime nas ruas de Detroit até que se inscreveram para os YDB, onde eles recebem cursos profissionalizantes, aulas para receberem o certificado de ensino médio (algo como o supletivo) além de salário. Ou seja...eles têm todos os motivos do mundo para "correrem pelo certo".

Muita coisa rolou, então acho que só vou falar sobre algumas coisas. Primeiro que meu roommate era um brother chamado Louis Berry...e ele era de longe o mais gordo dos caras hahaha. Era também um dos mais gente finas, ele era cheio de querer botar moral nos outros porque ele era literalmente gigante tanto pra cima quanto pros lados. Então toda vez que a galera ficava nos corredores conversando de madrugada ele aparecia e começava a falar com uma voz de oficial da lei: "Clearly, vocês estão incomodando todos os outros residentes desse prédio, então eu terei que pedir para vocês deixarem as dependências do mesmo e irem levar essa conversa de merda para outro lugar."

E todos os dias eu pegava no pé dele com esse "clearly" (algo como obviamente). Hahahah, e ele ficava sem reação, imagina um branquelo 50cm menor que ele tirando onda na frente dos brothers dele. Mas tudo bem, ele entendeu a piada e no final ele até ria de si mesmo.

Essa foi uma grande barreira no início para todos nós: como quebrar o gelo com o pessoal sem parecer nada forçado. Bom...algumas pessoas tiveram dificuldade com isso e simplesmente os ignoravam e alguns deles faziam o mesmo...simplesmente não faziam questão de conhecer ninguém, mas estes foram poucos.

Mas sei lá...para mim não foi um problema de maneira nenhuma. Porque acho que desde os meus tempos de colégio eu SEMPRE conversei e tratei as pessoas da mesma maneira, não importando a cor da sua pele ou a sua classe social. No trabalho eu podia ter uma conversa com diretores da empresa cheio dos títulos e MBA´s e tal e com o pessoal da limpeza semi-analfabeto. Tenho amizades em São Paulo com pessoas que moram no Jardins e com pessoas que moram na Zona Leste. Nunca tive problema nenhum com essa parada de classe social. Então pra mim sempre foi muito fácil transitar entre festas de aniversário no Morumbi ou na Cohab (hahaha sério mesmo).

No meu último trabalho lá no Brooklin, a maioria das vezes que eu saía para fumar na rua eu encontrava um mendigo que rodava numa bicicleta. E algumas vezes ele me pedia um cigarro ou esperava eu quase terminar para pegar a bituca hahahah, puta escroto, eu sei, mas o brother era mendigo...fazer o que. Mas o fato era que a gente sempre conversava de boa e uma coisa que foi muito engraçada foi quando eu estava saindo do escritório e ele tava passando pela rua na mesma hora e ME OFERECEU um cigarro. Cara....essa deve ser uma das coisas mais difíceis de acontecer na vida: para um mendigo te oferecer um cigarro, você tem que ser muito gente fina ahahah.

Sem querer mostrar que eu sou o brother simpatia, mas uma vez eu fui assaltado e consegui negociar com os pilantras o que eles iam tomar de mim. Hahahah, juro por Deus....mas enfim, chega de querer me mostrar o cara sangue-bom.

O meu ponto é que eu não dava a mínima se eles eram negros, pobres e ex-delinquentes (tá...essa parte me preocupou um pouco ahaha), mas quem eu sou para julgar as escolhas de uma pessoa sem saber sua história de vida. Então eu simplesmente os tratei como trato qualquer outro tipo de pessoa que acabo de conhecer. Eu meio que sigo o conselho do Chorão: "tem que saber chegar...tem que esperar sua vez...".

Mentira, eu acabei de pensar nisso e achei que ia ser legal escrever.

Só que o cara que eu fiz amizade mesmo foi um dos instrutores deles, o Gil: um loiro dos olhos azuis, cara de durão e uma tatuagem dizendo "Marines". Bom...o cara simplesmente parecia ter saído de um filme do Bruce Willis. E ele foi um ex-Marine mesmo.

As Forças Armadas dos EUA são divididas em quatro: Força Aérea, Marinha, Exército e Marines (que segundo o Gil, são os filhos-da-putas mais durões que você pode conhecer). Hahhahaa, o cara era muito gente fina. Sempre tinha uma piada suja para contar pra gente. "Hey Vinny, o que o poker e o sexo têm em comum? Se você não tiver um bom parceiro é bom que você tenha uma boa mão!!"

E ai de você de cometer o engano de dizer que ele foi do exército. Ele simplesmente respondia com uma cara brava: "você sabe o que significa a sigla ARMY (exército)? Ain´t Ready for Marines Yet (Não Estão Prontos para os Marines Ainda)" hahahha, é muita moral.

Então ele começou a pegar no meu pé.

- Uma hora que eu estava pintando uma tábua ele gritou para todo mundo "Aí pessoal, o Vinny aqui pintando é igual velho fazendo sexo: lento e desleixado".

- "Vinny, imagina a situação: você foi acampar com uns amigos, num dia você acorda com a sua bunda doendo e uma camisinha usada do seu lado. Você contaria para alguém?" E eu "Nunca!!" e ele "Quer ir acampar comigo?" Hahahhaa, fdp...

- "Vinny, você podia ser um NAVY (Marinha)" E eu todo orgulhoso "Sério? Por que?". "Bom Vinny....você sabe o que significa NAVY né....Never Again Volunteer Yourself (Nunca Mais Seja um Voluntário).

Hahahaha, porra, o cara só tirava com minha cara. Mas tudo bem...o cara era um Marine, ele tem muita moral. hahhaha. De qualquer maneira o que mais me impressionou no cara foi a humildade dele. Porque meu trabalho um dia era "liderar" uma equipe para mexer em alguns dos aquecedores dos nossos quartos. E minha equipe era ele, o coreano John Lennon e um garoto dos YDB que eu esqueci o nome. Só que meu....o trabalho do Gil era de instrutor de mecânica em Detroit. Ou seja....ele sabia 20 vezes mais do que eu sobre o que a gente tinha que fazer. Mas mesmo assim ele me deixou "liderar" a parada e ouvia o que eu sugeria para fazermos e acatava minhas "ordens".

Po..tudo bem que ele foi das Forças Armadas e sabe o que é uma ordem. Mas seguir o que um brasileiro de 24 anos que você mal conhece está dizendo?? Tudo bem que tudo eu estava dizendo estava correto....mas mesmo assim, é preciso ter um tipo de humildade que eu ainda preciso aprender a ter.

E foi isso que eu tirei dos dias com os Young Detroit Builders...continuar a tendo como pensamento que a cor da pele de uma pessoa não tem maior significância que a cor de seus olhos (óóó lá, Bob Marley hein) e que humildade é sempre a melhor maneira de ganhar o respeito de alguém.

Um comentário:

Kmomila disse...

Vini, concordo com tudinho que tu disse...
E sei q não é hipocrisia da sua parte, seria mto fácil "chegar" num blog e falar palavras bonitas, isso qlq um pode fzr! Mas vc, consegue ver a essência das pessoas (mto gay isso)
Bjokssss e estou com saudades, droga!