domingo, 3 de outubro de 2010

longe de casa..há mais de umas 8 semanas...milhas e milhas distante...

Dois meses longe de casa. Acho que é uma boa hora para fazer um balanço do que mudou em mim até agora e como estou me preparando para a África.

Bom, pra começar a principal mudança definitivamente foi aprender a viver com completos estranhos, me comunicando com eles em uma língua estrangeira em um país em que nunca estive antes. No entanto, apesar dessa ser a principal mudança ela não foi nada traumática, pois eu não sou o único a experenciar isso aqui. TODOS os jovens aqui estão aprendendo a viver com estranhos, falando numa língua que não é sua nativa e vivendo nos EUA pela primeira vez. Então estamos todos no mesmo barco juntos, qualquer voluntário novo que chega, obviamente, leva uns dias para não se sentir completamente estranho, mas logo nos adaptamos a isso.

E quando eu digo a viver com completos estranhos, é viver em comunidade mesmo. Com cada um fazendo a sua parte para o bem de todos...e é essa parte que eu acredito ser a mais importante desse “treinamento” de meses que os voluntários passam pelos EUA. Não são os estudos de história e política africana, não são os documentários e debates sem fim sobre fome, meio-ambiente, guerra, etc. O maior aprendizado aqui (para mim pelo menos) é a viver e trabalhar em comunidade, pois você irá para a África para dar cabo de um determinado projeto e irá viver nas vilas paupérrimas de lá. Ou seja, não é uma idéia muito genial pensar que pode fazer tudo sozinho, pois ninguém pode. Especialmente se falando em África. Um homem sozinho naquele continente é um homem morto (não é a toa que um dos maiores castigos que se pode receber por lá é ser expulso de seu clã, tribo, família...)

Agora falando de outras mudanças.....hahaha, bom....eu já mando bem na cozinha. Estou aprendendo muito ainda, mas pelo menos sei que ninguém mais irá morrer de fome comigo no comando. Pois é...como já falei, acontece com todo cara, chega um momento na vida que ele tem que repensar sua reputação sabe-nada-de-cozinha.

Outra coisa, a última vez que tomei alguma coisa alcoólica foi na minha despedida no Brasil...também né...começou às 11 da noite de uma sexta e foi terminar às 9 da manhã do domingo....ahahhaha. Não, mas sério, 2 meses já sem beber nada e confesso que as únicas vezes que me fez falta foi quando assisti aos videos do Youtube com meus amigos bebados fazendo merda. Então para aqueles que estavam fazendo um bolão, apostando que eu não chegava aos 25...vocês se fuderam hahaha.

E já que estamos falando de saúde, eu estou malhando também...é....

Tipu, eu sempre, mas sempre mesmo, achei academia um saco...mano, todo mundo acha academia um saco, até as pessoas que estão todo dia lá, porque a parada é muito chata mesmo. E o único motivo para eu estar malhando (5 vezes por semana mermão) é porque eu definitivamente vou precisar de preparo físico para a África e porque a academia aqui fica a 20 metros do meu quarto haha....é...eu só não vou lá de terça e quarta porque eu estou em Chicago levantando mais de 3.000 libras (não aprendi ainda quanto isso significa em kilos ahaha) em roupas e móveis doados e isso é exercício mais do que suficiente para mim. E ahhh, também estou fazendo uma bebida no liquidificador muito da bacana para antes da malhação: 7 bananas, 3 ovos, leite, aveia, mel e proteína (mais uma dica do vini! haha). Pois é...nas palavras do meu brother colombiano aqui “Bini, esta muy buena, macho!!”

Ok, calma...antes que comecem a pensar que eu vou voltar completamente diferente...relaxa...eu ainda sou aquele cara bonito, charmoso, cavalheiro e modesto que vocês conheceram.

Enfim, eu estou aprendendo muita coisa todos os dias aqui. Sempre tem algo novo para você fazer. Semana passada eu aprendi a consertar asfalto e ontem eu cortei madeira pra caral... sério, eu estava um autêntico lenhador nesse puta frio...com camisa xadrez de flanela e gorro da Nike (?! ahahah) faltou só a barba...enfim....o meu ponto é que estamos sempre aprendendo coisas malucas que provavelmente nunca usaremos de novo....mas até aí o vestibular é assim também...então...

Agora sobre o que eu estou aprendendo que definitivamente terei que usar na África....bom....o meu time não começou ainda, só em Novembro eu entro de vez mesmo no programa, então teoricamente meus estudos não começaram ainda. Teoricamente.

Como mamãe bem sabe, eu tenho esse problema com livros. Eu simplesmente não consigo ler um livro só por vez. Minha média no Brasil eram uns 4 livros ao mesmo tempo. Fato que deixava minha mãe maluca porque eu não gastava meu salário com roupas novas para mim...e sim comprando um livro sobre...sei lá....a criação de um banco de microcrédito para pobres em Bangladesh (hahah, você por acaso sabe onde fica Bangladesh no mapa??). E quando eu digo que isso é um problema, é porque nesse exato momento estou olhando para uma pilha de livros que eu peguei por aqui. Contando assim por cima...brother...acho que tem mais de 25...fora os livros que eu baixei da internet..que deve dar mais uns 25...então eu tô lendo cerca de 7 livros ao mesmo tempo. E o que me deixa triste é pensar que eu não vou ter tempo para ler todos eles.

Porque eu trouxe do Brasil uns 8 livros sobre Economia na África. Livros com teorias do porquê a ajuda financeira para o continente devia parar (uma vez que ela existe há mais de 50 anos e a África tá pior do que era 50 anos atrás), ou livros sobre Políticas Comercias na África Tropical....mano, enfim, livros que para 11 em cada 10 pessoas achariam um saco ahhaha. E eu achei que eles bastariam para mim....só que eu cometi o erro de olhar UM POR UM dos livros disponíveis por aqui...aí fodeu...fui achando livros sobre a História dos Antigos Impérios da África, sobre a Formação Geológica da África após o Big-Bang, sobre a situação dos Refugiados de Guerra no continente, sobre Estudos Econômicos de Casos de Sucesso de países como Cabo-Verde ou Botswana...ou seja...mais livros “interessantíssimos” né... (hahah, é...tenta achar Cabo-Verde ou Botswana no mapa...) mas desde a faculdade eu sou obsecado em aprender tudo sobre a África...mas TUDO mesmo...eu até baixei um livro sobre as crenças astronômicas dos antigos povos africanos ahaha, muito louco meu...um dia eu conto a lenda do porquê o Sol e a Lua estão no Céu =)

Ahh, a parada ficou tão bizarra que estou para encomendar um livro para aprender Swahili, que é o idioma mais falado no continente africano.

Falando em idiomas....eu estou com o mesmo problema nessa área também. Meu brother coreano aqui, o John Lennon haha, me arranjou um programa de ensino de idiomas....puta merda, ele não devia ter feito isso...agora estou aprendendo Italiano, Alemão, Árabe e Russo. Isso porque eu trouxe, para continuar praticando, um livro de sociologia em Francês e “Cem Anos de Solidão” do Gabriel Garcia Marquez em Espanhol.

Aí você me pergunta: pra quê caralho eu estou estudando árabe, russo, etc. etc...cara, eu não sei. Isso porque eu me recusei a estudar Coreano, Japonês e Chinês (vai se fuder também né...). Só que assim como os livros, eu também temo não ter tempo de estudar todas elas....e isso também me deixa triste. Mas pra dizer a verdade eu só estou levando a sério o Francês, Espanhol e Italiano....Alemão, Árabe e Russo tá sendo só pra me divertir.

Agora uma coisa que eu tenho que começar a manjar muito rápido mesmo é sobre algo que eu estou chamando de “tecnologias ambientais alternativas” (pode crê, estou até dando nome agora pros meus estudos).

Desde que cheguei aqui, eu me interessei em trabalhar e aprender sobre o cultivo da terra. Então eu comecei a me familiarizar bastante com o estudo da Permacultura (juro que um dia eu faço um post detalhado sobre isso), pois como todos sabem a má nutrição e a fome são males constantes na África, afetando principalmente as crianças. Então, já me decidi que é para esse caminho que irei seguir no período na África, pois supondo que a fome não mate as crianças...elas carregaram as consequencias da má nutrição para o resto de suas vidas e isso está diretamente ligado à Economia de um país. Sim, porque essas crianças mal-nutridas serão a futura força de trabalho de uma nação. Como se espera que as crianças, o futuro de qualquer país, possam tirar seus países da lama quando na infância não tiveram uma educação de nível nem uma alimentação BÁSICA para o seu desenvolvimento?

Mas enfim, voltando às tecnologias ambientais alternativas....eu estou estudando também sobre soluções simples para problemas que terei que enfrentar na África. Por exemplo, água contaminada. Sabia que a diarréia é uma das principais causas de morte por lá?? Pois é, a diarréia brother...quantas mortes seriam evitadas tomando cuidados mínimos com a água que se toma, que se usa para lavar alimentos e roupas....então uma solução muito simples para tal é simplesmente ferver a água. Simples, mas não são todas famílias que possuem meios de ferver uma água...inacreditável né....em todo caso, uma solução que aprendi foi desinfetar água através do Sol. Você só precisa de uma garrafa PET transparente e 6h de exposição ao Sol e mais nada.

E esse é o exemplo mais tosco que eu dei porque não aguento mais escrever (e você de ler), mas tudo o que estou estudando é partindo desse princípio, que usando a natureza a seu favor você pode encontrar soluções para problemas sérios do dia-a-dia na mato africano. Quando eu sentir que já tenho alguma moral vou estudar sobre técnicas de irrigação com bambum e construção de tanques de água com sistema de captação de água da chuva =)) hahaha, tô fudido

E aaacho que é isso meu. Estou fazendo meu melhor para me preparar bem nesses 7 meses que me restam aqui nos EUA. Cuidando da minha parte física e da minha parte intelectual....afinal, como dizia o Bezerra da Silva...”mente sã, corpo são”.

Tá, não foi ele...eu sei....quais as chances do Bezerra da Silva ao menos cogitar em pensar “mente sã, corpo são”??

Hahahahaha e eu não tenho a menor idéia porque estou encerrando esse post falando sobre o Bezerra da Silva...

3 comentários:

Tarciana Martins disse...

Puta que pariu! Acabei de me sentir a pessoa mais burra do planeta!
Seu nerd!rs

Anônimo disse...

Nossa viii acho que é o primeiro post sério que eu vi seu rss...parabéns é isso aeee!!! adoreiiii bjão mta sorte pra vc

Kmomila disse...

Aeee Vini, parabéns pelas mudanças radiais afinal, vc sempre foi MEGA sedentário...tá vai...tinha o fut d final de semana =p
Estou feliz por vc e por mim, claro!
Afinal terei alguém para cozinhar todos os dias o/
Ahhh, a mamãe é q lerá esse post enorme para os dois, cansei ^^
Bjoks e cuide-se