quinta-feira, 23 de setembro de 2010

xiiii....

Certo, é melhor eu começar a postar alguma coisa que preste aqui e que mostre que estou aprendendo coisas úteis e não só farreando e participando de festivais por aí (se bem que nesse fds vou assistir a um duelo de MC´s, ahahah, mto loco).

Enfim, hoje de manhã assisti a um documentário chamado "The Power of Community: How Cuba Survived the Peak Oil". O documentário conta como Cuba após o colapso da União Soviética teve que reeinventar toda sua agricultura, economia e sociedade para não morrer, literalmente, de fome.

O que aconteceu foi o seguinte: com o fim da União Soviética, Cuba parou de receber o apoio financeiro e industrial, onde com isso foi capaz de "sustentar" a ilha durante todo o período de Guerra Fria e aguentar o tranco dos embargos impostos pelos EUA (que já duram quase meio século), então em questão de semanas o país afundou. Sofrendo falta de energia elétrica, falta de comida e tudo isso ligado à falta de petróleo. Que afinal de contas é praticamente o motor de um país.

Então a mensagem central do documentário é que em breve, o mundo inteiro irá sofrer com a completa falta de petróleo. Segundo estatísticas, após esse ano, 2010, a oferta de petróleo irá diminuir, ao mesmo tempo que sua demanda irá crescer e até 2050, estaremos ferrados. Países como China e Índia estão hoje consumindo petróleo em níveis que levou décadas para EUA e Europa consumirem. Só que décadas atrás não havia essa consciência ambiental e consciência de que uma hora a festa do petróleo iria chegar ao fim.

Ou seja, em breve, o mundo vai experimentar o que Cuba passou no início da década de 1990, onde teve que aprender do modo mais difícil como adaptar uma sociedade inteira à falta de petróleo, e consequentemente, a enormes dificuldades econômicas. A boa notícia é que Cuba é um modelo de sucesso, pois como bem disse um cubano "podemos ter apenas 2% da população da América Latina, mas temos 11% dos cientistas dela". Hahaha, ou seja, a população de Cuba é realmente bem-educada, academicamente falando (nunca conheci um cubano..) então logo logo, teremos que aprender um monte de coisas com Cuba. Eu, por exemplo, já estou pensando em ir para lá após voltar da África....(mãe....brincadeira)

E o que eu mais gostei sobre esse documentário é que tem muito a ver com o pensamento que eu tenho para o meu projeto na África. Estou realmente interessado em aprender sobre desenvolvimento agrícola sustentável (como permacultura) e aplicar isso por lá. E pqp....eu realmente estou me interessando sobre agronomia. Eu não sei absolutamente nada sobre a terra hahahah, mas cada vez mais eu vejo que é um caminho que eu gostaria de seguir...bom, Economia e Agronomia, pra dizer a verdade. Então...é sempre legal ver um documentário sobre isso e ainda mostrando que dá certo.

Porque, sinceramente, apesar de eu ser um voluntário para fazer alguma coisa de útil pelo mundo, eu não consigo deixar de pensar lááá no fundo, que esse mundo vai para o saco não importa o que a gente faça ahaha. Então vamos celebrar o amor e já era ahahaha. Mas eu sei que pensar dessa maneira é desistir muito cedo e como diria o Surfista Prateado (amém): "Não podemos desistir de algo pelas dificuldades. Devemos ser impelidos pelo objetivo, não pela disputa."

Ok, eu não lembro se é exatamente isso, mas é algo parecido ahahaha.

Nenhum comentário: