domingo, 22 de agosto de 2010

fora o baile

Ai ai….3 a 0….freguesia mais que reestabelecida….acordei meio-dia e meio e fui pra praia….e passei de fase no Tony Hawk =). Um belo domingo realmente.

Toda sexta-feira de manhã acontece uma “reunião” e um tópico frequente nessas reuniões é o Sunday program. Que é quando os voluntários propõe programas para serem feitos no nosso dia de folga. Eu estava pensando em convidar todo mundo para assistir ao jogo do Corinthians contra as meninas, mas a internet daqui anda meio sei lá....fora que eu ia ter que pegar emprestado o projetor...além do que ninguém dá muito a mínima para futebol por aqui...

O único voluntário a se voluntariar (?!) a assistir comigo foi um sul-coreano fã do Ronaldo Fenômeno. O nome dele é Jung, mas a cada semana eu dou um nome diferente para ele. Ele já foi o Thomas, o Carlos e essa semana ele é o José (mas José espanhol...tipo....pronuncia-se rossê hahahha). É muito engraçado ver a galera chamar um sul-coreano por Carlos ou José hahaha. Semana que vem acho que ele será Jucilei...ou Elias... hahaa

Mas chega de ficar tirando onda com os são-paulinos. Deixa eu falar um pouco sobre os projetos para os voluntários que irão para a África.

TCE (Total Controle da Epidemia)

Trabalho em conjunto com uma equipe local que registra, controla e orienta, bem como realiza campanhas na região onde os voluntários residem. Este projeto tem por objetivo principal promover campanhas educativas de prevenção do HIV/Aids, não havendo, dessa maneira, nenhuma relação direta com sangue e ferimentos. É um trabalho de conscientização que necessita paciência e horas de caminhada todos os dias.

Apesar de ser um projeto importante, ele não me interssa muito. Sei lá....passar 6 meses falando sobre prevenção....tudo bem, é realmente necessário por lá....mas acho que não é pra mim.

HOPE
Assim como o TCE, o projeto HOPE busca controlar o avanço da epidemia do HIV, trabalhando com campanhas de prevenção. Entretanto, o foco principal é encorajar todos a serem testados contra o HIV nos postos de saúde ou centros de testes, bem como o disponibilizar aconselhamento para aqueles que já foram testados HIV positivo. O projeto também trabalha com os que convivem com o HIV/Aids a viverem positivamente, aumentando o tempo e a qualidade de suas vidas.

Esse parece ser mais interessante que o TCE, porém infinitamente mais sério. Pois o voluntário irá trabalhar diretamente com pessoas que têm o vírus, assim como trabalhar com suas famílias, porque na região mais afetada pelo vírus da AIDS (região sul da África), onde a cada 5 pessoas, 1 está contaminada, o mais comum a acontecer
com um soro positivo é ser condenado ao ostracismo. A pessoa é expulsa da família, da comunidade....e o pior ainda é se ela é mulher...pois provavelmente foi contaminada pelo próprio marido, mas de qualquer maneira...ela será expulsa.

Eh realmente um trabalho pesado e o voluntário precisa estar muito preparado psicologicamente para lidar com o choque de cultura (é muito comum na África um homem com o vírus ser convencido a transar com uma virgem, acreditando que assim irá se curar....juro que rola isso.) e estar preparado para lidar com pessoas meio que condenadas....eu acho que não conseguiria...


EPF (Escola de Professores do Futuro)

Esse Projeto-Escola oferece cursos de formação para alunos recém formados no ensino médio e que desejam torna-se professores na zona rural. Os alunos vivem em sistema de internato durante 18 meses, onde aprendem sobre várias disciplinas práticas e teóricas. Ao completar o curso, os alunos recebem um diploma emitido pelo Ministério da Educação e são considerados aptos para exercerem a profissão de professor. Além de garantirem o sustento para eles e suas famílias, os professores também ajudam a melhorar o futuro de seus alunos.

Projeto legal. Não me interessa muito, mas não descarto.

Childrens Town (Cidadela das Crianças)
A Cidadela das Crianças é um internato que oferece moradia, alimentação e ambiente seguro e educativo para crianças dos 7 aos 12 anos de idade. Infelizmente, a maioria dessas crianças são orfãs de guerra ou da Aids e não têm ninguém que possa oferecer o básico para viver. Basicamente, o voluntário morará dentro do projeto e organizará atividades educacionais, recreativas e esportivas em conjunto com a direção da escola e as crianças.

Esse sim é um projeto que chama minha atenção, mas também já fui avisado que é tão pesado quanto o HOPE, pois lidar com crianças órfãs deve ser tremendamente difícil, ainda mais por motivos como AIDS e guerra. Fora que é um dos projetos mais disputados, porque parece que todo mundo quer trabalhar com crianças ahahah

Child Aid (Ajuda a Crianças)

O publico alvo desse projeto são famílias de uma determinada região que são mobilizadas a participarem de um plano de ação, no qual elas próprias serão capazes de mudar a atual situção, promovendo o crescimento da capacidade individual e coletiva, bem como a auto-ajuda. Entre as 10 linhas gerais de trabalho desse projeto podem ser citadas, por exemplo: saúde e higiene, economia familiar, saneamento básico, meio-ambiente, educação, etc.

Esse foi o primeiro projeto que me veio a mente por aparentemente ser o mais amplo. Não é tão focado em saúde como o TCE e HOPE ou só em educação como o EPF. Ele tem mais opções e tal. Enfim....

Gardens Club

Milhões de agricultures vivem em terras que são muito pequenas ou muito pobres para sustentarem as suas famílias, mas mesmo assim, eles têm que encontrar soluções diárias para se alimentarem. Por outro lado, muitos vivem em solos férteis, mas falta-lhes o conhecimento técnico.

A formação de agricultures é uma ferramenta para melhorar a economia des suas famílias, para manter o ambiente sustentável e envolver os agricultures em concorrência nacional.

Já esse, definitivamente me chamou a atenção quando cheguei aqui. Porque desde quando eu estava terminando meu TCC sobre a economia e desenvolvimento na África, eu já havia chegado à conclusão que o melhor caminho para escapar da pobreza por lá é através da melhora da produção do setor agrícola (isso no caso dos pequenos agricultores...porque a solução para a macroeconomia dos países é a diversificação nas exportações e tal....mas isso é outro assunto hahahha)

Enfim, me chamou a atenção porque foi durante a faculdade que eu aprendi a gostar de economia e foi no final dela que eu aprendi a enxergar a agricultura com outros olhos. Comecei a ver que é através dessa cultura que existe quase que desde sempre, que o futuro de milhões de pessoas pode ser mudado para melhor...e eu queria aprender mais sobre isso.

Bom, são esses os projetos para a África....ainda vai levar um tempo até eu saber para onde realmente irei, mas já estou estudando sobre tudo que posso, mas eu falo disso outra hora.

Au revoiiiiiiiir, como se diz em francês, né Deco...

3 comentários:

Dani disse...

Hahahaha aeeee agora com referências visuais fica bem melhor!!!! Tenho lido sempre que você posta e tô achando animal sua rotina por aí.. aliás curti muito esse projeto child aid!! Bom.. o que dizer além de IMENSAS SAUDADES de sua pessoa? Nem imaginas o quanto faz falta por aqui...
Mas boa sorte, boas canalhices e é isso =)
te aaaamo

Deco disse...

Vejo que está sendo uma boone yovage. hahahaha
Daniela disse muitas baboseiras. Estamos melhor sem você!!! Tente permancer aí por 3 anos ok?

...

Eu ainda te amo. Não me traia.

Kmomila disse...

Hey Vini,
Tenho ctz que independente do projeto que escolher, fará um bom trabalho =D
Adorei as fotos...sua organização realmente permanece inalterada =P
Todos aqui de casa mandam um BJO!
Vovô quer te mandar uma carta, hahahaha, será q rola?!
Bjoks Vini Mala