domingo, 8 de agosto de 2010

a rotina

Ok. Quase 1 semana que estou aqui. Sei que nos últimos dias quase não dei notícia para ninguém, mas é que tava meio difícil mesmo. De qualquer maneira, aqui vai o relato de (quase) tudo que aconteceu até agora e praticamente como serão meus próximos 9 meses.

Pra começar, estou em Dowagiac, Michigan. Essa é uma cidadezinha tipicamente americana...cheio de pequenas lojinhas, casas de alvenaria com a bandeira americana tremulando na frente com gramados incrivelmente bem cortados. Além de inúmeras fazendas ao longo das estradas e bem....pessoas gordas.

Cheguei aqui na IICD no final do verão, mas já consegui ficar da cor do pecado (noooossa, vini...piada ruim), e isso se deve principalmente ao trabalho na roça. Sim...trabalho na roça, mas eu já falo disso logo mais.

Logo que cheguei aqui na organização na madrugada de segunda para terça, eu já conheci os outros voluntários na hora, porque estava todo mundo acordado ainda, fumando cigarro e conversando na parte de fora dos dormitórios na noite calorenta aqui de Michigan.

Conheci pessoas de todos os lugares do mundo....Coréia do Sul, Japão, Moçambique, Jamaica, Dinamarca, Colômbia, EUA, Brasil....enfim....uma zona cultural hahahah, mas todo mundo bem legal e já sei que irei conhecer muito mais pessoas ao longo desses 9 meses. Isso porque aqui na organização, todo mundo está sempre indo e vindo. Funciona assim...os voluntários são divididos em equipes por meses, tem o time de Fevereiro, Maio, Agosto, Novembro. Então quando os voluntários terminam seu período de treinamento eles partem para os seus respectivos projetos na América Central, do Sul ou África. E nisso, chegam novos voluntários para os outros times e assim segue a vida.

Cada voluntário tem sua razão para estar aqui...uns estão para conhecer pessoas de outros lugares e viajar, outros têm projetos de continuar com o voluntariado, outros estão como projeto de estudo...enfim...cada um tem seu motivo e não importa qual seja ele, uma vez aqui você é apenas mais um e todos são iguais perante aos olhos.....bem, perante aos olhos dos diretores da organização hahaha. Porque aqui todo mundo faz tudo. Não temos muita folga não.

Toda segunda-feira é fixada no moral 2 schedueles..o de função durante a semana e o de café-da-manhã-almoço-jantar. Então é assim, o dia começa 8h da manhã com o breakfast já preparado pelo voluntário que foi designado para tal segundo o schedule do dia. Às 8h e meia acontecem os Morning Courses, que são cursos de 1h sobre qualquer assunto que eu não sei ainda como são escolhidos ahahah. 9h e meia começam os Mobs, que é onde todos os voluntários executam a atividade que foi designada no schedule das funções durante a semana.

Então, uns são escolhidos para limpar a cozinha, outros para esvaziar os lixos, outros para a lavanderia...enfim, inúmeras funções para manter a organização limpa e funcionando sempre, afinal...não teria muito sentido em termos empregados domésticos para fazer as coisas por nós, uma vez que somos voluntários para irmos a lugares que não constam em nenhum guia de viagem do mundo.

Às 10h começa o trabalho de verdade, cada um vai programar, estudar, aprender sobre seu projeto escolhido (quanto aos projetos eu falo num outro post porque também será grande) e isso até 1h da tarde, quando é o almoço...já também preparado pelo voluntário designado. Começa tudo de novo às 2h da tarde e segue até as 5h. Aí começa o Sports Time, quando cada um é livre para fazer o que quiser de esporte....futebol, volêi, corrida, bicicleta, academia...enfim...para desestressar hahaha. Às 7h é janta e 8h o Evening Course, que varia bastante, pois qualquer voluntário pode escolher um evening course que quer realizar, então todos se juntam na sala principal para participar, e varia porque às vezes é um filme, pode ser um debate sobre fome, economia, política...pode ser uma apresentação sobre um projeto, enfim...não é nada pesado...é só para todos se integrarem novamente já que todos estavam o dia inteiro envolvidos em suas atividades.

E depois...acaba o dia, qualquer um pode ir dormir, ficar acordado e conversando até de madrugada..não importa. O que importa mesmo é você estar presente com todos às 8h e meia.

Aos sábado acontecem o Gaia Day. Que é quando todos os voluntários vão trabalhar na terra....sim mermão, trabalhar na roça literalmente. Seja no plantio de novas sementes, seja na enxada...qualquer coisa que precise ser feita na nossa horta...sábado é o dia.

Meus dias até agora foram assim....fui designado para a limpeza das salas de estudo nessa semana. Na quinta-feira fui escolhido junto com um coreana para fazer o jantar da galera (mas tive que pedi ajuda ao meu roommate...que é o melhor cozinheiro do lugar ahahah), sim...eu assumi para todos sem vergonha nenhuma que não sei porra nenhuma de cozinha. Também já dirigi para a cidade de Benton Harbor aqui em Michigan para ajudar uma organização local que vende produtos doados (meio que um brechó gigante) e depois repassa o dinheiro para abrigos de sem-teto...creches ou qualquer outro tipo de organização que precise de ajuda.

Minha primeira função no Gaia Day foi a mais ingrata: trabalhar no Compost. O Compost nada mais é do que o acúmulo de toda comida jogada fora durante a semana que pode ser utilizada para maximizar a produtividade da pequena horta aqui. Então lá vou eu...num puta de um sol que podia ser o africano...a um compartimento cheio de restos com moscas para todos os lados começar a triturar todo aquele lixo com uma pá....POR HORAS. Daí vem parte do meu bronzeado...e das minhas dores no braço. Se vocês que me conhecem como mimado pudessem me ver....hahahhaha. Mas pra dizer a verdade eu meio que gostei. Digo...eu vou para a África e um dos projetos que estou pensando em seguir é na agricultura...então, eu meio que me senti como se já estivesse lá...aguentando o sol, tolerando os mosquitos e o cheiro horrível...sabendo que aquilo era necessário para um bem maior.

Bem...o que mais eu fiz....ahh, toda a galera foi para o Lago Michigan nesse fds, pegamos os carros e tocamos para a praia (sim, era um lago, mas tinha praia) e nos tornamos aquilo que o nós brasileiros chamamos de "farofeiros"...sim, aqui nos EUA você não será olhado torto nem será alvo de piadinhas se levar um monte de comida para comer na praia, porque todos fazem isso aqui hahaha, então foda-se!!

À noite para continuar no clima de relaxamento, eu e outro brasileiro nos propusemos a acender uma fogueira pra galera tocar um violão, ficar deitado olhando as estrelas etc. etc. etc. (foi o nosso Evening Course de sábado ahaha). Nos metemos no meio do mato e fomos atrás de madeira boa para fogueira. Foi bem legal também.

Hoje, domingo, é day-off...qualquer um é livre para fazer o que quiser. Exatamente agora tem gente trabalhando nos projetos mesmo, tem gente dormindo, tem gente fazendo compras e bem...tem eu aqui. =)

É isso então...logo mais coloco outras fotos além das de despedida e conto sobre qualquer outra coisa. Ahhhh, ouvi rumores de que nesse terça terei que dirigir um caminhão. HAHAHAHAHA, YEAH BABY, acho que irei dirigir um caminhão pelas estradas americanas ahahaha. Se eu voltar vivo dessa empreitada eu conto o porque disso (calma mãe, é zuera...vou tentar voltar vivo)

Hasta luego muchachos

2 comentários:

Mamãe disse...

Oi pinguim, meu amor, tdo bem contigo? parece que sim!! Achei interessante e importante suas atividades. Que bom que está gostando,aproveite mesmo todos os momentos para aprender mais, crescer como ser humano, isto só vem a acrescentar em sua vida...Continue assim meu amor.Lembre-se sempre de orar para seu anjo da guarda iluminar seus passos. Oro por ti todos os dias e ainda choro de saudades,mas...
Beijoss de sua mãe que te ama muitoo!!PS:NÃO SE ESQUEÇA DE MIM!!

Cassie disse...

Ê queridão!!! Passei por aqui pra saber como vc está!! Qta coisa bacana e produtiva!!! Fico muito feliz ao ler sobre toda essa experiência que vc está passando, tanta coisa em tão pouco tempo, imagino o que virá ainda!haha Desejo mta luz pra vc e força sempre! :)

ps: curiosa com o seu momento "carga pesada" de hj!hahah

Bj querido! Cuide-se! :)